1 – Diminuição e Prevenção de rugas na pele:
A ação da Proteína Botulínica é no músculo, reduzindo seu poder de contração. Se o músculo contrai menos a pele sofre menor ação de contração e, por isso, pode-se armar que o Botox previne rugas.
Sabe-se que a ruga é uma “quebra” na estrutura da pele em pontos especícos e que o principal agente causal é a ação do músculo que está logo abaixo da pele. Assim a inserção de pequenas doses no músculo abaixo da pele resulta em menor estressesobre a pele, que ca mais estável e com menos rugas.
2 – Bruxismo ou apertamento dental:
O bruxismo ou apertamento dental ocorre principalmente quando a pessoa dorme e, sem querer, contrai a musculatura da face que está ligada a mastigação. Assim os dentes acabam sendo muito desgastados e quebrados.
Isso pode comprometer a estética e a própria mastigação, além de expor os dentes a fraturas que podem levar a própria necessidade de canal ou mesmo extração do dente.
A Toxina Botulínica pode agir relaxando essa musculatura e diminuindo o potencial danoso do bruxismo. O paciente tratado nessas condições relata alívio da tensão muscular e melhora na sensação ao acordar, visto que os pacientes não tratados reclamam de frequente cansaço na face logo ao despertar.
3 – Dores na ATM – Articulação Temporo Mandibular:
Essas dores na articulação da mandíbula com o crânio são comuns em pacientes que sofrem de situações parecidas com o bruxismo, mas que sobrecarregam a articulação.
Nesses casos o uso da Proteína Botulínica também age como sistema de alívio da contração muscular e isso diminui muito os sintomas de dor.
4 – Dores de Cabeça:
Muitas dores de cabeça possuem origem muscular… Nesses casos os músculos da face agem tracionando excessivamente os ossos do crânio e essa tensão acumulada pode resultar em grandes e recorrentes episódios de dores de cabeça.
Nesse caso a dor é na cabeça mas a origem é muscular, e por isso a indicação da Proteína Botulínica resulta em benefícios tão grandes. Se a dor ocorre porque o músculo contraí além do necessário sua simples diminuição de potencial já resulta em alívio. Praticamente imediato.
5 – Uso em Pacientes que se submeteram a Reabilitação Oral ou Procedimentos Estéticos com porcelanas.
Seu uso está indicado como protetor de um tratamento reabilitador, aumentando a vida útil do trabalho executado e, de quebra, ainda reetindo positivamente na expressão facial.
6 – Sorriso Gengival e Correções Musculares Estéticas
O Sorriso Gengival ocorre em pacientes que possuem contração excessiva dos músculos que participam da formação do sorriso.
Há outras indicações e a Odontologia constantemente evolui mostrando novas possibilidades. Esperamos que esse material tenha contribuído para deixa-lo(a) mais seguro e bem informado sobre as indicações.
Apesar de ter um cunho informacional, os dados aqui constantes não devem ser encaradas como diagnóstico e nem indicação de tratamento. Isso deve ser feito por um Dentista habilitado e após exame clínico e outros que forem necessários.
Podemos adiantar que o tratamento com a Proteína Botulínica tem melhorado a qualidade de vida e a auto estima de muitas pessoas que se submeteram ao tratamento.