Dentística

Troca de restaurações de amálgama por resina
A troca de uma restauração metálica (amálgama) por uma estética (materiais semelhantes à cor do dente), pode ser feita por dois motivos:

Problemas que envolvem a saúde do dente (como por uma fratura da restauração antiga ou por infiltração de cárie). Nesses casos, a troca não é discutida e pode ser feita uma restauração estética.
Motivo estético (quando a restauração metálica aparece evidente num sorriso).

Duas Possibilidades

Existem duas possibilidades de materiais que podem ser utilizados nessa substituição. O primeiro é a cerâmica (ou porcelana), o segundo é a resina compostas. A cerâmica pode ser executada apenas pelo método indireto, isto é, o cirurgião-dentista prepara o dente, molda, e um técnico de laboratório executa, sobre o modelo, o trabalho, que é cimentado no dente pelo dentista.
A resina composta pode ser usada pelo método direto feita diretamente sobre o dente do paciente, em uma única sessão.

Técnica Direta

Basicamente, a técnica direta serve para as pequenas restaurações e, quando a área a ser restaurada é muito extensa, a preferência cai sobre as indiretas; entretanto, as mais extensas podem ser feitas de modo direto, dependendo da indicação profissional.

[Restauração Resina x Amalgama]

Técnica Indireta

No momento da troca de uma restauração nem sempre é necessário um desgaste maior do dente. Quando é feita a troca de uma restauração de amálgama por uma de resina composta direta, a cavidade obtida após a retirada do material antigo já é compatível com o novo material restaurador. Contudo, para receber uma restauração indireta, pode ser necessário um desgaste adicional de dente sadio.

Excelentes Resultados

Existem na boca de pacientes restaurações de amálgama, de ouro e de outros metais em bom estado e desempenho funcional perfeito há mais de vinte anos, mas existem também restaurações em mal-estado feitas há pouco tempo.
Todavia, já temos acompanhamento clínico com excelentes resultados de restaurações estéticas. A durabilidade de uma restauração depende de uma série de fatores, alguns diretamente relacionados com o cirurgião dentista e outros, com o paciente.

Melhora

O amálgama libera, ao longo do tempo, produtos que poder manchar o esmalte dental deixando-o acinzentado. Nesses casos, a troca melhora muito o problema estético sem, contudo, resolvê-lo completamente, pois seria necessária a retirada completa desse esmalte manchado para de conseguir uma perfeita solução estética.

Manutenção

A manutenção das restaurações estéticas está inserida no contexto de manutenção da saúde bucal do paciente. O controle da higiene bucal, as profilaxias periódicas e as reavaliações clínicas do estado das restaurações prolongam a vida útil desses trabalhos.